Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 239 948 523 União das Freguesias de Condeixa

Turismo, gastronomia e património

Situada entre os vales férteis do rio Mondego e as encostas calcárias do maciço Condeixa-Sicó-Alvaiázere, Condeixa tem um vasto património natural, edificado e gastronómico para oferecer ao visitante.

São vários os atrativos que Condeixa tem para oferecer a quem nos visita. O ex-libris do concelho são as ruinas romanas de Conímbriga (situadas em Condeixa-a-Velha) e cujo periodo de ocupação remonta do séc. IX a.C. ao séc. VIII da nossa era.
Ainda ligado ao perido romano, poderá visitar o Castelo de Alcabideque (situado em Alcabideque) onde a água era captada e transportada através de um aqueduto, para abastecimento da cidade de Conímbriga.
Já em Condeixa, pode disfrutar da zona envolvente do Parque Verde, uma zona de lazer com espaços verdes e equipamentos para a prática de desporto.
Atualmente em fase de construção, poderá visitar o museu POROS, um espaço museológico dedicado ao tema da ocupação romana no território de Condeixa.
Ainda em Condeixa, poderá visitar a casa museu Fernando Namora, local onde nasceu o escritor, bem como a galeria Manuel Filipe, dedicada à exposição das obras deste pintor condeixense que se destacou como pintor neorealista.
Condeixa é também conhecida pelos vários palácios e solares do séc. XVIII, de que são exemplo o palácio dos Almadas, o palácio de Sotto Mayor, palácio dos Sás, Palácio dos Figueiredos (atual paços do município) e palácio do Conde de Podentes.
A igreja matriz de Condeixa, construída no séc. XVI, é outro edíficio que vale a pena visitar.

A gastronimia é fortemente influenciada pelo gado caprino criado nas pastagens das serras calcárias. O prato mais conhecido é sem dúvida o cabrito assado no forno (que em muitos locais é ainda assado em forno de lenha), acompanhado de batatas assadas e grelos. O leite de cabra serve de ingrediente base não só ao queijo do Rabaçal, mas também ao licor de leite, de forte teor alcoólico e com um travo pronunciado a canela. Não deixe também de apreciar a escarpiada, um doce feito de massa de pão, açúcar amarelo, canela e azeite. 

Início